Olá, família! Trago aqui mais um conteúdo relevante para que vocês possam aproveitar ao máximo o seu ensaio de gestação! Neste post vou abordar 03 dicas essenciais que irão ajudá-los na realização do ensaio.
Mas antes, enviem este conteúdo às futuras mamães para que elas possam conferir essas dicas =)
O ensaio da gravidez é muito importante para a família. As mamães adoram fazer esses registros, principalmente quando estão tendo essa experiência pela primeira vez, pois cada segundo desta experiência é único. Além do mais, o ensaio faz com que o casal se desconecte um pouco da correria do dia a dia e possam se curtir um pouco.
Então vamos as dicas =)
DICA 01 - O Período Ideal.
A primeira dica é sobre o período ideal para realizar o ensaio. O período ideal é entre 28 e 32 semanas de gestação (Entre o 7 e o começo do 8 mês de gestação), pois esse é um período onde as gestantes ainda tem disposição para realizar o ensaio, pois elas ainda não sentem os desconfortos do final da gestação, como os inchaços e o cansaço decorrente ao peso da barriga. E nesse período a barriga já possui o formato ideal, mais arredondado e volumoso. Além disso, a mamãe está fora da zona de risco de bebê prematuro.
Carol com 30 semanas de gestação, à espera do pequeno Arthur.
Ensaio fotográfico realizado no Bosque da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Você pode acessar as fotos desse ensaio clicando AQUI!
DICA 02 - O Local (Onde fotografar?)
Qualquer lugar pode render boas fotos. Normalmente a família opta por fazer o ensaio em um estúdio ou em algum lugar externo. Mas você sabia que pode realizar o ensaio em sua própria casa? Sim, isso também é possível e pode render ótimas fotos de forma documental. A família fica mais à vontade e ainda é possível registrar o quartinho do bebê!
Quando a família escolhe fazer as fotos em um estúdio, é bacana que o casal visite previamente o local, conheça o fotógrafo e sua equipe, para que no dia do ensaio, possa se familiarizar com o ambiente e se sinta mais à vontade.
Outra opção muito procurada são os ensaios externos. Se essa é sua opção, recomendo fortemente que escolham um local que tenha um significado para a família, que tragam boas lembranças. Para os outros pode ser apenas uma foto, mas para a família, essa mesma foto tem toda uma história e um significado por trás
Priscila com 30 semanas. A Priscila é Enfermeira e também teve sua vida impactada pela pandemia da Covid-19. Mas seu sonho de ser mãe e registrar este momento incrível em seu lar foi uma experiência única, pois para ela, o lar é o ambiente perfeito. Essa foto tem muito significado pra ela, para o paizão Thiago e também terá muito significado para o pequeno Miguel.
Para ver o ensaio completo da Priscila e Thiago, você pode clicar AQUI!
DICA 03 - Horário da Sessão de Fotos
A terceira dica é sobre os melhores horários para o ensaio. Isso irá depender diretamente de onde o ensaio será realizado. Se for realizado em um estúdio ou em casa, qualquer horário é bacana para fazer o ensaio, pois é possível um controle maior da luz utilizando iluminação artificial, como flash. Agora se você optou por um ensaio externo, existem alguns fatores que influenciam no ensaio. Eu sou apaixonado por fotografar ensaios no final da tarde, pois o pôr-do-sol sempre rendem ótimas fotos e a família ama. Mas existem outros horários que rendem ótimas fotos utilizando a iluminação natural. Segue abaixo:
- Entre 06h e 09h da manhã. Por que tão cedo assim?! Esse horário é ótimo para ensaios externos, pois na maioria das vezes o clima está mais agradável, a gestante não sofrerá com aquele calor todo que faz próximo ao meio dia. O Sol está começando a surgir e isso nos proporciona uma luz muito linda. Após as 09h o sol já está começando a ficar mais forte e as gestantes acabam cansando mais rápido.
Essa é a Angela à espera da pequena Júlia. O ensaio de gestante dela foi feito no Bosque da Barra da Tijuca às 08 hrs da manhã. Olha que luz maravilhosa vindo entre as árvores.
Para ver o ensaio completo da Vanessa e Anderson, você pode clica AQUI!
- À partir das 16h. Mas por que tão tarde assim?! Esse horário também é considerado como o ideal para ensaios em locações externas por conta do pôr-do-sol. Após as 16h o calor já não é tão intenso e o sol já está começando a ficar mais baixo, nos proporcionando uma luz e cor melhores. O lado contra de fazer esse horário, é que dependendo da locação, o pôr do sol acaba não sendo tão visível por conta de onde o sol se põe. Isso acontece quando o sol se põe atrás de árvores ou morros. Por isso é legal pensar bem na locação escolhida e no horário da sessão de fotos, para que a família possa desfrutar o melhor dessa experiência incrível.
Ensaio da Vanessa e do Anderson que estavam esperando o pequeno Miguel. Aproveitando o fim de tarde na Praia da Brisa, Rio de Janeiro.
Para ver o ensaio completo da Vanessa e Anderson, você pode clica AQUI!
DICA EXTRA! - Fotografia é no Papel
A comodidade da fotografia digital é incrível, você tem no seu celular uma infinidade de fotos e pode levá-las a qualquer lugar sem precisar carregar nenhum peso a mais, porém, essa comodidade não substitui o prazer de sentar em família num domingo após o almoço e folhear um álbum de fotos ou até mesmo a emoção de ver as memórias da família decorando o lar. Fala a verdade, não é bom quando você olha para aquela foto da sua infância? Momentos incríveis merecem ser relembrados!
Então, depois de registrar esse momento, imagine daqui a 30 anos, o quão valioso será para o seu bebê o registro da sua mamãe enquanto grávida dele. Com certeza o sentimento é outro, não é verdade?!
Gostaram dessas dicas? Comentem e compartilhem com as futuras mamãe =)
Aposto que elas irão amar ler essas dicas ♥